Divirta-se

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mate

Jogo para 2 Jogadores.

Cartas que entram no jogo por ordem de valor:

♣ - Paus - Ás, 10, Rei, Dama, 7
♠ - Espadas - Ás, 10, Rei, Dama, 7
♥ - Copas - Ás, 10, Rei, Dama, 7
♦ - Ouros - Ás, 10, Rei, Dama, 7

Objectivo:
Dar Mate ao adversário, levando-o à impossibilidade de seguir o naipe ou o valor.


Modo de jogar:

1 - O carteador dá 10 cartas a cada jogador, em grupos de 5, viradas para baixo.
2 - Inicia o jogo colocando uma carta à escolha aberta sobre a mesa á sua frente.
3 - O outro jogador coloca uma carta obrigatóriamente do mesmo naipe ou, se não tiver, do mesmo valor em frente à do adversário. - A isto dá-se o nome de Movimento.
As cartas devem ser colocadas em duas filas horizontais, uma para cada jogador.
4 - O vencedor do movimento é quem coloca a carta de maior valor sobre a mesa.
5 - O vencedor desse movimento inicia o próximo movimento. Pode colocar qualquer carta na mesa, não tendo de seguir naipe ou valor anterior.
6 - O jogo continua com os movimentos até que um dos jogadores não tenha condições para concluir o movimento, quer seja por falta de naipe ou por falta de valor. Quem jogou a carta dá uma Mate àquele que não conseguiu seguir.
7 - O jogador que deu mate conta os pontos segundo a tabela abaixo.
8 - Se todas as cartas forem jogadas sem que um dos jogadores dê Mate, considera-se que a mão ficou empatada.

9 - 2ª Mão: Os jogadores trocam as cartas entre si para eliminar qualquer vantagem que possa ter havido com a distribuição de cartas da 1ª mão.
10 - Quem perdeu a 1ª mão inicia a 2ª mão, ou, em caso de empate, inicia o jogador que não iniciou a 1ª mão.
11 - No final da 2ª mão faz-se nova contagem de pontos, para decidir quem foi o vencedor.
12 - Ao conjunto da 1ª e da 2ª mão chama-se um Tempo. Uma partida de Mate é constituída por 2 Tempos, ou seja, 4 Movimentos.
13 - Após o 1º Tempo ( 2 Movimentos), o vencedor desse Tempo baralha as cartas e dá início ao 2ª Tempo, que é igual ao 1º Tempo.
14 - O vencedor da Partida é o jogador que marcar o maior numero de pontos. A sua vitória é medida pela diferença entre os seus pontos e os do adversário.

Pontuação:
Quando ocorre o Mate os pontos são contados da seguinte forma:
A - O valor da carta que deu o Mate é multiplicado pelo número do movimento em que o Mate foi dado.
B - O valor das cartas é o seguinte: Ás= 11 pontos, 10= 10 pontos, 7= 7 pontos, Rei= 4 pontos, Dama= 3 pontos.

Exemplo: Se um jogador der um Mate com um Rei no 6º movimento, ele conta 3 x 6 = 18 pontos. Se der Mate com um Ás na 10ª Jogada, conta 11 x 10 = 110 pontos.

Jogada antecipada:
a - O jogador, antes do início do Movimento, retira uma carta e vira-a para baixo.
b - Essa carta não entra em jogo durante esse movimento.
c - O oponente tem o direito de fazer a mesma escolha, se quiser.
d - Quando ambos os jogadores fazem uma jogada antecipada, aumenta-se um ponto ao multiplicador. Por exemplo, se for dado mate no 5º movimento com uma Dama, ao invés de se multiplicar 5 x 3 pontos, multiplica-se 6 x 3 pontos.
e - Se apenas um dos jogadores fizer uma jogada antecipada, um fica com 9 cartas e o outro com 10 cartas. Ness caso, a 9ª carta conta também como 10ª carta.

Super-Mate: Quando apenas 1 dos jogadores fez uma jogada antecipada, e venceu o seu oponente, diz-se que fez um Super-Mate.
Nesse caso os pontos são contados em dobro. Po exemplo, venceu na 10ª jogada com um 7. Conta 11 x 7 x 2 = 154 pontos. (Sendo que 11 vem de 10 Movimentos + 1 da jogada antecipada) x (7 que é o valor da carta) x 2 (multiplicação dos pontos por 2 do Super-Mate).

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